quinta-feira, novembro 17, 2005

Hoje está sol

O frio que faz fora da janela que tenho pela frente desencoraja qualquer um a sair de casa. Ainda que o dia pareça lindo, com o sol a brilhar, vagueando por um céu azul, tal como um barco navega pelo azul de um mar infinito, a temperatura ajusta os cálculos da coragem para sair e caminhar.
“Hoje é um bom dia para estar ao sol”. Salvo os momentos em que o sol se esconde por traz de uma nuvem vadia que foge do vento. Aí, na nossa solidão escura, sentimos o vento atingir-nos como se estivéssemos despidos, e gelamos até às entranhas.
É desta contradição de sol e frio, de chuva e subida da temperatura, que se faz o Outono. Reflecte o sentido de clima tropical, mas do Norte.
Se o personificássemos, seria alguém com mudanças de humor muito repentinas. Estaria sempre cheio de surpresas, augúrios, alegrias e desilusões. O balanço da sua felicidade seria uma média estatística do infinito dos seus dias, da sua inconstância imprevisível, escondida entre árvores despidas e folhas secas caídas no chão.
É sem duvida aquela altura do ano em que a inércia do Verão nos move e a nossa esperança cria expectativas do Inverno… do Natal… Numa ânsia de Primavera e de toda a sua simbologia… do Verão.

“Quando o Outono da vida nos atinge, resta-nos esperar que todas as nossas folhas caiam… aí estaremos no Inverno sonhando com o renascer da Primavera. A simplicidade da aceitação dos tempos reside em acreditar que tudo cumpre um objectivo singular e necessário. O ciclo de vida do qual fazemos parte, não finda connosco, continuará alimentado por nós e pelo nosso rasto”.


3 Comments:

Blogger rokita said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta nov. 18, 11:23:00 da manhã 2005  
Blogger rokita said...

Hoje não está sol. Voltaram as nuvens do Outono. As nuvens que dão cor ao céu de Outono, que pintam o quadro da vida com cores mais ternas e suaves que, amenizam primaveras aceleradas e verões imparáveis…
As suas dualidades ajudam à nossa maturação. Preparam-nos para o rigor do Inverno, onde nos aquecemos por entre pedaços de recordações ora abrilhantadas pelo sol, ora carregadas por aquela nuvenzinha cinzenta que se aproximou sem tua autorização.
Hoje não está sol, mas o mundo está lá fora.
O Outono constrói-se hoje.

sexta nov. 18, 11:26:00 da manhã 2005  
Blogger isabel mendes ferreira said...

MT BOM TEXTO...PINTURA A DUAS MÃOS SOBRE OS DIAS...DE NÚVENS....BOM FIM DE SEMANA.

sábado nov. 26, 05:32:00 da tarde 2005  

Enviar um comentário

<< Home