quarta-feira, setembro 28, 2005

Caminho


Há caminhos que todos temos que percorrer. Há alguns em que temos que o fazer sozinhos.
Quando era um pouco mais novo acreditava que havia certos caminhos pelos quais teríamos que passar para nos tornarmos adultos e que esses caminhos seriam iguais para todos. Hoje, continuo a creditar nesses caminhos, mas sei que eles são diferentes para pessoas diferentes.
Sei que cada pessoa tem uma viagem diferente para fazer, ainda que alguns dos seus caminhos sejam comuns. Isso, desde já, levanta um problema nas relações entre as pessoas. Um problema que explica grande parte das quezílias que abundam na nossa sociedade e cuja solução reside simplesmente em aceitar que somos diferentes, em tolerar, em saber ouvir e respeitar. Sim, RESPEITAR!
Assim, no nosso dia-a-dia cruzamos e partilhamos caminhos com as pessoas que nos rodeiam. E seguimos também por caminhos só nossos. Muitas vezes tristes, muitas vezes felizes, muitas vezes sós, muitas vezes acompanhados, muitas vezes…
Eu caminho porque sou curioso. Quero descobrir todas as formas de ser feliz que existem. Sim, eu quero ser feliz. É essa a maior ambição da humanidade, e eu faço parte dela!
Alegro-me de saber que no fim do meu trilho solitário encontrarei alguém para me fazer companhia (alguém que a solidão me ajudou a distinguir de mim, porque me ajudou a conhecer-me), ou talvez não, mas quero descobrir.

Sei que estou aqui e vou dize-lo a toda a gente.

3 Comments:

Blogger rokita said...

"Deus escreve certo por linhas tortas". Para mim, esta é uma frase que se adequa perfeitamente a este teu post. Para mim, os caminhos que percorremos não são mais que um processo nato de crescimento e aprendizagem. Há quem acredite que esses caminhos estão escritos desde a nascença. Talvez sim, talvez não... Não sei, mas aquilo em que acredito é que temos de ser nós a ter a força necessária para tomarmos as nossas decisões e assim construir e percorrer um caminho que se pretende de felicidade. Mas, as coisas não são tão lineares. E, como não há sim sem senão, as sinuosidades do nosso caminho diviam ser encaradas sempre sobre mais que uma perspectiva. Falar é fácil, difícil é faze-lo. Mas vale a pena dizê-lo, vale a pena lembra-lo para não esquecer.

sexta set. 30, 08:09:00 da manhã 2005  
Blogger Ivo Brandão said...

«Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar».

Miguel de Unamuno

segunda out. 03, 04:02:00 da tarde 2005  
Blogger J. Valente said...

"Vamos dar as mãos e caminhar... Sem rumo, sem relógio, sem o resto. Vamos respirar o mesmo ar, pisar o mesmo chão, dormir sobre o mesmo leito."

Bárbara Lopes

quarta out. 05, 01:08:00 da manhã 2005  

Enviar um comentário

<< Home